Usina Nuclear – Angra dos Reis

 

09 de fevereiro de 2006.

Por Jonas e Carolina Muro Gomes

 

Fizemos uma visita no centro de informações das Usinas Angra 1 e 2, onde haviam painéis, maquetes e fotos explicando o funcionamento das usinas.

A energia nuclear é gerada através da fissão nuclear, ou seja, o rompimento do núcleo de um átomo. O átomo é formado por prótons, nêutrons e elétrons e seu núcleo tem uma força de atração muito grande. Quando o núcleo se rompe, desprende calor, que é usado para gerar energia elétrica. Se o átomo for bombardeado por um nêutron, seu núcleo se rompe, ele se divide em dois, libera calor e dois ou três nêutrons, que atingem outros átomos, que se dividem e assim por diante. Esse processo é chamado de reação em cadeia e ocorre dentro do reator nuclear. O calor gerado pela fissão dos átomos esquenta uma água do reator (circuito primário), que esquenta outra água que move uma turbina produzindo a energia elétrica. A água do reator é resfriada pela água da turbina, reiniciando o processo. Já a água da turbina é resfriada por água do mar, que volta pouco mais quente para o oceano. Resumindo, as usinas nucleares são como usinas termoelétricas que não geram CO2 (gás carbônico), embora produzam resíduos altamente radiativos. O Brasil possui as usinas nucleares Angra 1 e Angra 2 e está sendo construída a usina Angra 3, todas em Angra dos Reis. Angra 1 começou a ser feita em 1972 e entrou em operação em 1985. A Angra 2 começou a ser feita em 1976 e entrou em operação em 2000. Angra 3 está prevista para 2010.

 

Curiosidades:

1 – Você sabia que 40% da energia da cidade do Rio de Janeiro é gerada pelas usinas Angra 1 e 2?

2 – Que há barreiras isolando a radiação do reator? Elas são:

·        pastilha de combustível que só funde a 2800 graus,

·        revestimento de combustível, que na presença de água resiste a 1400 graus,

·        vaso de pressão do reator com paredes de aço de 20 cm em Angra 1 e 25 cm em Angra 2 de espessura,

·        blindagem feita com material que absorve nêutrons,

·        vaso de contenção de aço de 3 cm de espessura,

·        edifício de concreto reforçado de 70 cm de espessura.

3 – Você sabia que eles armazenam os rejeitos em tonéis de aço (baixa e média atividade radiativa) ou em uma piscina especial na usina (super-isolada) para a grande atividade, por seis anos e depois são levados para minas de sal abandonadas e deixados lá por 3.000 anos para perderem a radioatividade?

4 – Você sabia que no Brasil há a sexta maior reserva de urânio do planeta?

5 – Você sabia que há uma enorme torre de 156 metros de altura apenas para filtrar o ar condicionado utilizado nos prédios da usina?

 

Para mais informações no site da EletroNuclear.